sexta-feira, 28 de maio de 2010

Informática na educação: realidade ou utopia

É cada vez mais repetitivo dizer que estamos vivendo a era da informação e da comunicação que elimina as barreiras da distância da língua e da cultura e nos conduz a novos processos de produção, a novas formas de diversão, a um novo modo de viver e pensar, agir e interagir. Mas quanto mais veloz e voraz é o avanço tecnológico, maior é o abismo que separa o mundo dos que estão tecnologicamente “ligado” do mundo dos que estão tecnologicamente “desligado”. Enquanto algumas pessoas têm acesso à tecnologia e consequentemente à informação, outras ficam condenadas ao completo e total abandono e isolamento.
Vivemos em um país cheio de contrastes que fazem parte do dia a dia das pessoas. Pobreza e riqueza, alfabetização e analfabetismo. Vemos sendo divulgados lindos projetos que prometem transformar a realidade da educação em nosso país. Propagandas maravilhosas e propostas super modernas. Mas se voltarmos a nossa realidade. As nossas escolas ou ao menos a grande maioria delas! Será que esses projetos na realidade são parte integrante do nosso dia a dia?
A informática na educação é um grande exemplo desse contraste. Mesmo tendo projetos apoiados pelo governo federal, a realidade é que temos escolas que não possuem computadores nem para a parte burocrática , quem dirá um laboratório para que os alunos possam se desenvolver. Sem contar pessoas capacitadas para trabalhar de forma verdadeira a informática na educação e não apenas usar o computador com um recurso para cumprir um “ tempo” com os alunos.
A inclusão digital na educação é um dos projetos que, atualmente, ainda é utópico para a maioria das escolas devido a vários motivos, dentre eles, se destacam a dificuldade na aquisição de equipamentos, a dificuldade na capacitação de seu corpo docente para lidar com essa tecnologia. Os educadores muitas vezes têm a ferramenta e não sabem como usá-la.
Muitos autores destacam que não basta disponibilizar os computadores e ensinar como operá-los, faz necessário realizar capacitação continuada aos educadores, no sentido de desenvolver ferramentas práticas para enriquecimento do conteúdo ministrado em salas e dar assim uma verdadeira utilidade para ele, possibilitando a utilização da inclusão digital para a verdadeira construção do conhecimento.
Outro ponto importante para que haja, efetivamente, a inclusão digital na educação é desenvolvimento de softwares capazes de realmente motivar tanto alunos como professor. Os softwares educacionais devem se adequar as necessidades pedagógicas, baseados na metodologia educacional, facilitando o processo de aprendizagem do conteúdo curricular
Foi realizada entrevista com educadores da rede pública e privada, abrangendo os níveis fundamental e médio, se levantou que o responsável pelo laboratório de informática, na sua maioria eram professores oriundos de outras disciplinas, que foram capacitados ao ensino de informática, mas apenas com operações básicas do computador, o processo de continuidade educacional, entre a tecnologia da informática e o conteúdo ministrado em sala de aula, é intermediado pelo "professor de informática", que apenas utiliza os recursos primários como questionários no editor de texto, pesquisa na internet de determinado conteúdo ou utilizar o Paint do Windows para as aula de artes.
O grande desafio da inclusão digital na educação não se reside apenas na aquisição dos equipamentos e recursos tecnológicos, se faz necessário realizar uma capacitação com o educador, para que o mesmo possa desenvolver, ele próprio, a utilização da informática como ferramenta didática, sem necessitar de intermediários.

Ana Paula Oliveira da Silva

4 comentários:

  1. Por quê será que, no frigir dos ovos, quem tem que se adaptar e se superar é sempre o professor ? Sua matéria é relevante e muito interessante. Valeu, mesmo.

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  2. A capacitação do professor realmente é um ponto chave para que a informática seja utilizada didaticamente.

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  3. Realmente a informática na educação em nosso país ainda é uma utopia!!!! Ainda precisamos subir muitos degraus para chegarmos a um patamar considerável.

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  4. Infelizmente a informática ainda é tratada em algumas instituições escolares completamente fora dos parâmetros didáticos, como se fosse simplesmente participar de joguinhos instalados ou coisas do tipo. Por isso acredito que seja trivial a capacitação de professores na área da informática.

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